Siga estas dicas sobre networking em viagens corporativas

Aqui no blog, já falamos sobre as inúmeras vantagens de se promover viagens corporativas em sua empresa. Hoje, mostraremos mais um motivo para apostar nessas viagens: elas são ótimas oportunidades para fazer networking, uma vez que um de seus objetivos é justamente estreitar o relacionamento com clientes, prospects, fornecedores, parceiros de negócios e outros profissionais do mercado.

O networking é fundamental para qualquer profissional, não importa sua área de atuação. Ampliar a rede de contatos proporciona um conhecimento muito mais profundo do mercado, das novidades do setor e das novas oportunidades que surgem. Isso é essencial para impulsionar a carreira e até para benchmarking, já que é nesses momentos que o colaborador pode entrar em contato com pessoas que atuem na concorrência e trazer novidades para sua empresa ao retornar. 

Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas para fazer networking durante uma viagem corporativa. Esperamos que sejam úteis!

Viaje munido das informações necessárias 

Antes de uma viagem de negócios, um pouco de pesquisa sempre cai bem. Para aproveitar ao máximo a oportunidade de ampliar sua rede de contatos, é bom coletar algumas informações sobre o evento e os participantes.

Pesquise, por exemplo, quem são as pessoas que estarão presentes, em que empresas trabalham, quem serão os palestrantes, qual é o perfil do público do evento, além de alguns dados relevantes sobre a cidade destino. Isso vai ser ótimo para criar repertório para iniciar uma boa conversa e construir a imagem de uma pessoa interessada, além de evitar as famigeradas gafes. 

Se possível, aprenda o idioma

Em caso de viagens internacionais, é extremamente recomendado dominar o idioma falado no destino para facilitar a comunicação. Nem sempre isso é possível, é claro, mas tente fazer um esforço pois, sabendo se comunicar na língua oficial do país que está visitando, você se sentirá mais seguro ao conduzir as conversas sem ser mal interpretado. 

Troque cartões de visita 

A velha e boa troca de cartões em eventos profissionais é um hábito que a tecnologia não conseguiu sepultar, já que eles reúnem todas as informações mais relevantes sobre alguém que você acabou de conhecer. Ao guardar os cartões de visita recebidos e consultá-los posteriormente, é possível identificar com quais dos novos contatos vale mais a pena estreitar os laços.

Saiba que, muito provavelmente, as outras pessoas farão a mesma coisa com o seu cartão, portanto, garanta que todas as informações contidas nele estejam atualizadas. 

Aposte na autenticidade 

Dizem que a primeira impressão é a que fica, por isso, assegure-se de transmitir uma boa imagem ao se apresentar, mas sem tentar ser quem você não é, só para impressionar. Deixe seus objetivos e interesses bem claros, assim, a chance de se conectar com pessoas afins é muito maior. 

Evite também falar muito de si mesmo e transparecer, mesmo sem querer, uma pessoa egocêntrica ou vaidosa demais. É claro que você deve falar de suas aptidões e experiências quando houver uma chance, mas opte por fazer isso de um jeito sutil e simpático, afinal, você não está lá com o principal intuito de fazer propaganda de si mesmo. 

Aproveite todos os momentos para conhecer pessoas 

Não é porque o objetivo da viagem corporativa foi participar de um treinamento ou workshop que você não pode aproveitar outros momentos para fazer networking. O ideal é estabelecer contato com outras pessoas sempre que houver oportunidade, inclusive nos corredores do hotel, se for possível. Hoje, já há hotéis especializados em viagens de negócios, e, se for esse o caso, é possível que outras pessoas que possam vir a se tornar contatos úteis estejam hospedadas no mesmo local. 

Também é possível fazer networking em eventos que podem ter relevância para seus propósitos profissionais. Por isso, pesquise o que está acontecendo na cidade destino, descubra se há algum evento em sua área e reserve um espaço na agenda para comparecer. Isso pode render surpresas agradáveis! 

Até o momento do cafezinho ou da happy hour pode ser encarado como uma oportunidade de interagir com outros profissionais, afinal, os contatos mais interessantes podem surgir das ocasiões mais inesperadas. 

 

Coloque-se à disposição dos outros

Conforme falamos acima, falar muito de si mesmo em eventos profissionais é uma péssima ideia. Você precisa estar apto a ouvir o que as outras pessoas têm a dizer, manifestar interesse e, principalmente, se colocar à disposição para ajudar no que for possível.

Entenda de que maneira você pode ser útil e pense em como estabelecer uma parceria de sucesso. Essa é a melhor maneira de criar contatos realmente relevantes! 

E não esqueça: mantenha o relacionamento com essas pessoas mesmo depois de voltar de viagem. Envie materiais e  compartilhe conteúdos que possam interessar, puxe conversas sobre assuntos em comum e se mantenha aberto à troca de experiências, afinal, é muito importante ser lembrado.

Utilize a tecnologia para marcar presença 

E-mail, mídias sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, aplicativos de comunicação instantânea como WhatsApp e Skype… hoje, o que não faltam são tecnologias que facilitam a manutenção de sua rede de contatos. Portanto, mantenha-se presente mesmo que virtualmente. Só não vale exagerar na exposição e compartilhar demais nas mídias sociais, porque isso pode ser danoso à sua imagem profissional. 

Por falar nisso, que tal aproveitar e compartilhar estas dicas no Facebook agora mesmo?  😉