Qualidades que não podem faltar a um supervisor de vendas externas

Chegar ao cargo de supervisor de vendas é um grande desafio, pois trata-se de uma função complexa, de muita responsabilidade e que envolve inúmeras habilidades.

Algumas das competências desejáveis são a capacidade de tomada de decisão, a facilidade em enxergar e aproveitar oportunidades, a proatividade, a persuasão e a produtividade. Entretanto, talvez isso não seja o bastante para ser um supervisor de sucesso! 

Descubra neste post quais são as qualidades que não podem faltar em um bom supervisor de vendas!

Como ser um supervisor de vendas de sucesso

Saiba montar uma equipe vencedora

Um supervisor de vendas de sucesso deve buscar uma equipe forte e capaz de enfrentar os desafios e vestir a camisa da empresa na hora de fechar uma venda.

Se sua equipe for realmente competente, todos têm a ganhar, inclusive você. Por isso, monte uma equipe heterogênea, que conte com profissionais de qualidades e experiências que se complementem, e que estejam comprometidos com os resultados

Entenda a importância da tecnologia para auxiliar nas vendas

Também é importante fornecer ao time todas as ferramentas necessárias para ajudar os clientes na tomada de decisão. Por exemplo, é interessante investir em tecnologias que ajudem a melhorar a produtividade da equipe e reduzir os custos da empresa, além de desenvolver um processo de vendas inteligente e efetivo

Seja organizado e prevenido

Organização e planejamento são essenciais! As tarefas e compromissos devem ser planejadas com antecedência, para que todos possam se preparar para realizar suas atividades. Também é essencial acompanhar o andamento do trabalho e se assegurar que os prazos sejam cumpridos. 

Aja como um verdadeiro líder

Um bom líder é capaz de enxergar os pontos fortes e os pontos fracos e, assim, identificar o que precisa ser melhorado para ter resultados mais expressivos. Somente com o investimento em melhorias constantes é que se consegue crescer. 

Outra característica de um líder nato é compreender que é preciso gerenciar as pessoas de acordo com seus potenciais, suas fraquezas e seus talentos. Além disso, é necessário saber assumir a responsabilidade pelos erros e pelos riscos, afinal, é o líder quem está no comando, e é a ele que as críticas se dirigem. 

Tenha empatia

Uma das grandes características de um supervisor de vendas de sucesso é ter empatia, se dispondo a ouvir os seus colaboradores e se pôr no lugar deles.

Também é imprescindível ter excelente comunicação com a equipe que você supervisiona, apoiando-a e orientando-a quando necessário. É extremamente importante que seus colegas não só o respeitem mas também confiem em você. 

Seja objetivo

Um bom supervisor de vendas é objetivo e se baseia em um processo de vendas muito bem estruturado, pois isso ajuda a nortear o trabalho, permite que os membros do time saibam exatamente o que e quando deve ser feito, e ainda ajuda na análise dos dados. É necessário entender cada passo dos processos para obter sucesso. 

As tarefas devem ser distribuídas entre os vendedores de acordo com suas características, seus pontos fracos e seus pontos fortes, e as metas devem ser realistas e alinhadas com os objetivos e as possibilidades da empresa. Lembre-se de que, quando todos os membros da equipe cooperam mutuamente entre si, as chances de retornos mais efetivos são bem maiores. 

Seja uma inspiração para a equipe comercial

Se posicionar como líder também envolve inspirar os membros da equipe que você supervisiona e ajudá-los a se desenvolver profissionalmente. Os vendedores necessitam de um exemplo a ser seguido, e que esteja sempre pronto a ouvi-los e auxiliá-los nas atividades a serem desenvolvidas e nas metas a serem atingidas.

Por isso, seja a inspiração de que eles precisam e voe muito mais alto em sua carreira como supervisor. 

 

Como você deve ter notado, ser um supervisor de vendas realmente bom não é nenhum bicho de sete cabeças, mas envolve, sim, algumas habilidades e características bem específicas para obter o máximo de sucesso. Esperamos que este post tenha ajudado você a identificar que competências são essas e a descobrir como desenvolvê-las. 

Gostou? Então compartilhe nas suas mídias sociais e ajude a divulgar o conteúdo. Até a próxima!