A importância da roteirização para a performance de equipes externas

As vendas externas representam um percentual cada vez maior das conversões, e a tecnologia para aprimorar esse mercado se desenvolve a cada dia. Nesse contexto, a empresa que queira crescer e se manter competitiva em seu segmento precisa investir em novas técnicas e soluções para melhorar seu desempenho. Uma das soluções que podem fazer verdadeiros milagres pelas vendas externas da empresa é a roteirização

Mas, afinal, você sabe o que é a roteirização das equipes externas, como ela funciona na prática e quais são as suas vantagens para aumentar a performance? Neste post, a gente aborda tudo o que você precisa saber sobre essa tendência!

O que é a roteirização de equipes externas? 

A roteirização de equipes externas nada mais é do que a distribuição das atividades aos membros da equipe, para que seus serviços sejam realizados em determinadas regiões. O gestor é responsável por roteirizar cada passo dos colaboradores e delegar funções para eles estrategicamente, de modo a reduzir o tempo do percurso ao máximo e, consequentemente, melhorar a produtividade. 

Na prática, trata-se de uma maneira eficiente de gerenciar melhor as tarefas da equipe de vendas externas levando em conta a sua localização, o grau de prioridade dos serviços, o trânsito e as rotas, otimizando o uso do tempo dos profissionais para que eles possam focar ainda mais em seu trabalho.

Apesar de a roteirização ser um processo fundamental para ter melhor controle sobre os serviços de campo, muitos gestores ainda a negligenciam. A seguir, vamos mostrar algumas das principais vantagens em fazer uso da roteirização para obter a máxima performance. 

Vantagens da roteirização para a performance das equipes 

Redução de despesas

Um dos principais benefícios de apostar na roteirização das equipes de vendas externas é reduzir drasticamente os custos da empresa com fretes para entregas ou coletas, os gastos com combustível e pedágio, entre outras despesas que, no fim do mês, podem fazer um verdadeiro estrago no caixa.  

Otimização dos processos

Outra vantagem é que, ao reduzir consideravelmente os gastos envolvidos na locomoção das equipes externas, a companhia consegue investir muito mais em ferramentas para otimizar as vendas. É possível começar a pensar em treinamentos e cursos, em palestras motivacionais, em softwares de gestão ou outras soluções tecnológicas para facilitar o trabalho ou mesmo na troca dos veículos usados pelos vendedores. 

Aumento de produtividade

Otimizar os processos de venda e o uso do tempo dos profissionais que prestam serviços externos necessariamente leva a um enorme ganho de produtividade, diminuindo o tempo ocioso e o convertendo em mais visitas a clientes e mais negócios fechados. Isso, é claro, melhora o desempenho da empresa, além de conferir mais praticidade e liberdade. 

Como deve ter dado para perceber, investir na roteirização da sua equipe de vendas externas é um passo necessário para melhorar o desempenho e trazer resultados mais expressivos para a empresa.  Já existem pesquisas que comprovam que, após a implementação de sistemas que otimizem os processos de venda, os vendedores externos são capazes de realizar até 35% mais visitas a clientes, e reduzir drasticamente o tempo ocioso. Isso se reflete em mais conversões e, consequentemente, em maior lucratividade para a empresa. 

Você já utiliza a roteirização de equipes externas para melhorar o desempenho de seu negócio? Esperamos que este post tenha sido útil para você. Se sim, compartilhe-o em suas mídias sociais!